quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SURPRESA FINAL


E A VIDA CONTINUA, O filme

Paulo Figueiredo, ex-ator da Globo e atual contratado da Rede Record e Oceano Vieira de Mello apresentaram o avant-première, por primeira vez e em nível mundial, do mais novo filme Espirita, com lançamento no Brasil previsto para o primeiro semestre de 2011.

O filme já está pronto, estando em fase de edicao somente a parte de áudio.

Tendo Paulo Figueiredo como roteirista e diretor, o filme é uma adaptacao da obra de mesmo nome, de André Luiz, psicografada por Chico Xavier, que é a ultima obra da série de Andre Luiz. Há seis anos que Paulo e equipe vêm trabalhando na realizacao deste sonho, que chega a termo com a efetiva participacao, inclusive financeira, da FEB - Federacao Espirita Brasileira.

Tem no elenco, entre outros, Lima Duarte e Ana Rosa.

Tivemos a oportunidade de assistir cerca de 10 minutos de cenas do filme.

E, ao final do evento, tivemos a honra de poder almoçar com Paulo Figueiredo, com quem conversamos por mais de uma hora, ocasiao em que ele abordou todo o trabalho que vem desenvolvendo na mídia a respeito do Espiritismo, como um quadro no Fantastico, radio-novelas na LBV (Há 200 anos e outras) e o filme ora em lançamento.

Quando o filme for lançado, após o circuito comercial, será lançado o DVD, dublado em 6 idiomas. O público internacional do evento foi à loucura ao anuncio desta informacao.

Durante o almoço, ele ainda nos disse que já estao em andamento as tratativas para a filmagem de SEXO E DESTINO, tambem baseado em obra de mesmo nome de Andre Luiz. Segundo ele, trata-se de obra bastante complexa de se fazer a adaptacao para o cinema, mas que tem certeza de que conseguirao fazer um bom trabalho.

Por ultimo, nao poderiamos deixar de falar sobre o ser humano fantastico que é Paulo Figueiredo. Embora uma estrela global, trata-se de pessoa de trato agradável, humilde, tímido quase, atencioso com todos. Adoramos ter conversado com ele.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

3o. DIA - CONFERENCIAS E ENCERRAMENTO


AS CONFERENCIAS

EDUCACAO DO ESPIRITO - CARLOS ROBERTO CAMPETTI
A

Brasileiro, nascido em lar espirita no estado de Sao Paulo, dirigente do Grupo de Estudos Espiritas por Internet, monitor do ESDE, sócio efetivo da FEB, co-autor do livro Passe à Luz do Espiritismo.

A escola forma lideres. Lider significa ser melhor do que o outro, competir com o outro. E a cooperacao, onde é que fica. A escola formal simplesmente ignora a cooperacao. O processo educativo da crianca é responsabilidade dos pais e é intransferivel, segundo os Espiritos. A educacao das criancas acontece principalmente através do exemplo dos pais. A DIGNIDADE é uma conquista da evolucao moral.
Conclui dizendo que todo Espirita deveria conhecer as 5 obras editadas pela FEB, de autoria de Herculano Pires sobre Educacao.


NATUREZA E ESPIRITISMO - DOUTOR EDWIN GENARO BRAVO

Guatemalteco, cirurgiao ortopedico, bombeiro profissional e professor de medicina paramédica para bombeiros e voluntarios. Nascido em lar espirita, é membro do Comite Executivo do CEI e Coordenador do mesmo para America Central e Caribe.

Fala sobre as quatro forças da natureza:
Mineral - a força mecanica
Vegetal, a vitalidade
Animal, o instinto
Homem, a consciencia do futuro, o conhecimento de Deus e a Inteligencia racional

Nada é inutil na natureza, somos parte dela. Faz uma abordagem dos desastres naturais, perguntando, em tais casos, onde está o poder do homem, que acha que tudo pode com sua ciencia?


PALESTRA DE ENCERRAMENTO

UMA NOVA ERA PARA A HUMANIDADE - JOSE RAUL TEIXEIRA


Brasileiro, nascido em Niteroi-RJ, licenciado em Fisica e doutor em Educacao. Fundador e atual presidente da Sociedade Espirita Fraternidade, em Niteroi, assim, da obra assitencial Remanso Fraterno. Eminente orador Espirita, tendo conferenciado em mais de 40 paises. Psicografou mais de 30 livros.

Palestra de encerramento, com grande poder de sensibilizacao, tambem dificil de ser relatada. Começa por abordar o mundo dos contrastes: cresce o número de igrejas por um lado, mas aumenta a criminalidade, o aborto e a drogadiçao por outro; cresce a tecnologia, utilizada tanto para o bem - saude e bem estar - como para o mal - armamentos e guerras.
A nossa reencarnacao nao foi bem entendida, senao nao viveriamos como vivemos hoje. Temos que ter cuidado com o nosso hoje, pois nossos erros ficam guardados no nosso passado psicologico. Entao, tudo que sentimos hoje, é fruto dos erroa do passado, que estao gravados em nosso passado psicologico.
Realça que uma criança nao nasce DE sua mãe, mas sim ATRVES de sua mae

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

2o. DIA - CONFERENCIAS E IMPRESSOES




A FEIRA DO LIVRO ESPIRITA - UMA BABILONIA?

Durante todo Congresso funcionou uma Feira do Livro Espirita, com a oferta de variada gama de obras espiritas ao público presente.

Dois aspectos nos chamaram a atencao e valem destaque: o primeiro foi a presença de um cidadao que completará 90 anos no próximo dia 31 de outubro, chamado Jose ...(depois completo o nome dele)... e que, juntamente com sua equipe de colaboradores, montou um stand na feira, abarrotou-o de livros espiritas e... OS OS DISTRIBUIU GRATUITAMENTE!!!. Ao todo, 9 títulos, sendo 6 de uma colecao de Amália Domingos Soller e outros 3 de sua própria autoria. E o interessante: para quem quisesse, ele fazia dedicatoria e autografava uma obra, tarefa que ele levava uns 10 minutos para realizar, com suas maos tremulas e letra tremida. Fiz questao de enfrentar a fila e tomar-lhe a dedicatoria e o autografo, após o que o abracei e beijei, congratulando-me por sua iniciativa. Resumidamente, a história dele é a de um espanhol que lutou contra a ditadura na Guerra Civil Espanhola, ocorrida nos anos 30, tendo sido preso politico. Como refugiado, acabou no Brasil, onde viveu por 19 anos, conheceu o Espiritismo, se apaixonou por ele e, ao voltar para a Espanha, aqui tornou-se seu divulgador. Muito interessante!

Outra coisa interessante em relacao à feira espírita é o seu aspecto babilônico: explicando, lá havia obras em uma variedade enorme de idiomas: portugues (foram os primeiros que acabaram, dada a predominancia de brasileiros no evento), espanhol, ingles, frances, alemao, russo, etc. Para ilustrar, segue aí junto uma foto de um livro, que acho que é em Russo e acho, tambem, que seja de Nosso Lar. Vejam que só dá para achar, certeza absoluta nao dá para ter!

AS PALESTRAS DO DIA

MÉDIUNS E MEDIUNIDADE - SERGIO FELIPE DE OLIVEIRA


Brasileiro, trabalha em área de neurociencias, clinica médica e psiquiatria. Idealizador e diretor do projeto UNIESPIRITO na Universidade Internacional de Ciencias do Espirito. Médico responsável pela disciplina opcional do curso Medicina e Espiritualidade, da Faculdade de Medicina da FMUSP.

Falou da importancia da glandula pineal no processo mediunico. Relatou que nos dias atuais já é possivel a comprovacao cientifica do processo mediunico.

Como lição e orientacao para os médiuns e/ou estudantes da mediunidade, afirmou que "a mediunidade é como uma árvore que abre sua copa para o além, com os mais variados ramos e direcoes mas, se não tiver raizes profundas que dêem sustentacao e vida, essa árvore seca e morre. Raiz = sabedoria + ação". Em outras palavras, todo médium digno desse trabalho, deveria por primeiro receber, estudar, entender e conhecer o Espirito de si próprio para só depois, entao, começar a receber outros Espiritos.

Falou ainda sobre a possibilidade de doencas físicas resultantes de uma mediunidade mal orientada.


LEI DE CAUSA E EFEITO - ALFREDO TABUEÑA

É membro do Centro Espirita Amalia Domingos Soller, de Barcelona desde 2002. É monitor do ESDE e começou como conferencista em 2004.

Deu uma explicacao generica sobre a Lei de Causa e Efeito, seu mecanismo e quem está sujeito a ela, fazendo citacoes de autores e livros conhecidos, como Leon Denis e Victor Hugo.

ESPIRITISMO: FONTE DE ESCLARECIMENTO E CONSOLO ESPIRITUAL - FABIO RICARDO VILLARAGA BENAVIDES

Colombiano, médico cirurgiao, nascido em lar espirita, atualmente é presidente da Junta Diretiva do Centro Espirita Senderos de la Esperanza, na Colombia. Foi presidente da Confederacao Espirita Colombiana - CONFECOL e coordenador do CEI para a America do Sul de 1994 a 1998.

Manifestou seu entendimento de que nós, Espiritas, temos por obrigacao ser CONSOLADORES e ESCLARECEDORES em todos os momentos da vida e para todas as pessoas. Explicou, um a um, o conteudo de cada um dos livros da codificacao kardequiana.


A CARIDADE NA VISAO ESPIRITA - MARIA DE LA GRACIA ENDER

Brasileira, nascida em Salvador-BA, radicada no Panamá desde 1973. É médica, trabalha no Ministerio da Saude. Oradora e expositora, grava programas de rádio e TV para divulgacao do Espiritismo em nível Internacional, desde 1983, para 16 paises. Fundadora e atual vice-presidente da FEDAC - Fraternidade Espirita Deus, Amor & Caridade, obra pioneira da Doutrina no Panamá. Vice-Presidente da AME-Panamá e vice-presidente da AME-Internacional.

Palestra de sensibilizacao, extremamente difícil de ser relatada. Mas alguns aspectos conseguimos destacar. A caridade é um BIP = Benevolencia, Indulgencia e Perdao. Em Corintios I, 13:13, está dito que devemos ter Fé, Esperança e Caridade. E que, das tres, a Caridade é a mais importante. Para sermos efetivamente caridosos, temos que não só estudar, definir, conhecer DEUS, mas sim aprender a SENTIR DEUS, através dos outros e de nós mesmos. Comer, sorrir e coçar é só começar, afirma o dito popular. Depois não dá mais para parar. Com a Caridade, é a mesma coisa: nao precisamos esperar grandes e especiais ocaisoes para começar. Finalizou dizendo que CARIDADE = AMOR + AÇÃO.


ALLAN KARDEC - FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA ESPIRITA - VANESSA ANSELONI

Vive nos USA, neurocientista e professora da Universidade de Maryland, fundadora e presidente da Sociedade Espirita de Baltimore. A oradora mais ativa da América.

Apesar de falar espanhol, falou em ingles, por considerar que os povos de lingua inglesa sao os mais carentes dos ensinos Espiritas. Kardec já falava sobre a evolucao dos sentimentos, coisa que os cientistas descobriram no ano 2000. Foram descobertos genes do sentimento de reconciliacao e do perdao. Mudanças, novas atitudes, trazem incertezas; mas sao as incertezas que trazem o aprendizado. A Inveja, que é o unico sentimento que o ser humano tem que provoca somente dor. Segundo ela, a chave para a nossa evolucao e crescimento é a educacao emocional.


AS LEIS MORAIS - JEAN PAUL EVRARD

Presidente do Movimento Espirita Frances, Presidente da Uniao Espirita Belga desde a sua instalacao em 1999, Presidente da Federacao Espirita da Provincia de Liège, membro da Comissao Executiva do CEI.

No Universo somente existem 2 tipos de Leis: Leis Físicas e Leis Morais. Ambas sao leis naturais ou Divinas. Abordou toda a subdivisao das leis, tal qual abordado em o Livro dos Espiritos.


CENTENARIO DE CHICO XAVIER, EXEMPLO DE VIDA - MARLENE NOBRE

Brasileira, médica ginecologista, atualmente preside a AME-Brasil e a AME-Internacional - Associacao Médico Espirita. Diretora responsavel do Diário Folha Espirita e escritora Espirita. Trabalhou com Chico Xavier de 1959 a 1962.

&

IMPACTO DA OBRA DE CHICO XAVIER NO MUNDO - ANTONIO CESAR PERRI DE CARVALHO

Brasileiro, doutor em ciencias, Secretario Geral do CFN da FEB e membro da Comissao Executiva do CEI. Escritor

Ambos fizeram ampla abordagem sobre a vida e obra de Chico Xavier com destaque, por parte de Marlene, dos aspectos médico-cientificos das obras de André Luiz, muitos dos quais a ciencia só veio trazer a lume em anos recentes.

ABERTURA E CONFERENCIAS DO 1o. DIA



CERIMONIA DE ABERTURA
O evento iniciou-se com a apresentacao de uma Orquestra de Câmara de Valencia, que executou obras de Chopin e de Bach, excelentemente escolhidas de modos a propiciar um ambiente de paz e enlevacao a todo o público presente.
Chamou-nos a atenção o fato de nao ter havido execução de hinos e, pasmem, nem oração de abertura.
A composicao da mesa principal teve como autoridades principais o Presidente da Federacao Espirita Esponhola, Salvador Martín e o Secretário Geral do CEI - Conselho Espirita Internacional, Nestor Mazotti, que é tambem o Presidente da FEB. O primeiro a fazer uso da palavra foi Salvador Martín, que falou sobre o surgimento do Espiritismo na Espanha no século XIX, dando ênfase ao famoso episódio dos Autos de Barcelona, que nos dao conta de que às 10 horas do dia 9 de outubro de 1861, por ordem do Arcebispo Católico local, foram queimadas mais de 300 obras espíritas em praça pública. "Queimaram-se livros e suprimiram-se libcerdades, mas não se queimam e nem se suprimem idéias", afirmou Salvador.
Nestor Mazotti, ao proclamar a abertura do evento, afirmou que "somos Espíritos imortais em constante evolução, com o objetivo de construir um mundo melhor assentados na Lei da Evolução". Prestou, tambem, homenagem a Rafael Molina, o primeiro Secretário Geral do CEI, nos anos 1990.

DIVALDO PEREIRA FRANCO - CONFERENCIA DE ABERTURA: SOMOS ESPIRITOS IMORTAIS
O mestre de cerimonias, ao apresentar Divaldo, além de explicitar sua conhecida e vasta biografia, declamou emocionante poema de enaltecimento à vida e obra do grande médium, considerado o maior divulgador do Espiritismo em todo mundo.
Divaldo falou em bom e fluente espanhol, fazendo uma resenha histórica sobre os registros da imortalidade, desde o homem das cavernas, passando por Akhenaton, Abraão, Moisés, Zoroastro, Sócrates, Platão, Jesus, Paulo de Tarso, Constantino, Francisco de Assis, Joana D'Arc e Allan Kardec.
Numa síntese do que ele falou, podemos mencionar a frase: "a morte nada mais é um passaporte para a vida"

QUE É DEUS? - CHARLES KEMPF
O conferencista é frances, engenheiro, conheceu o Espiritismo no Brasil, fundador do Centro de Estudos Espiritas Leon Denis, na França. É membro do CEI e coordenador para a Europa do mesmo CEI e colabora no projeto de uma Enciclopédia Espirita.
Abordou as provas da existencia de Deus, bem como sua definicao e atributos, tomando por base o Livro dos Espiritos.

COMPROVACOES DA EXISTENCIA E IMORTALIDADE DO ESPIRITO - JUAN MIGUEL FERNANDEZ MUÑOZ
Madrilenho, sócio fundador e atual presidente da Associacao de Estudos Espiritas de Madri.
Elencou vários autores não Espiritas que afirmam em suas obras a imortalidade do Espirito, destacando Raymond Moody, Brian Weiss e outros. Fez tambem menção de varios médiuns de efeitos físicos, como Peixotinho e Chico Xavier.

EVIDENCIAS CIENTIFICAS DA REENCARNACAO - CAROL BOWMAN
Americana, terapêuta infantil, escritora e estudiosa de reencarnação. Não é Espirita. Ou seja, falou na condicao de cientista. Falou sobre vários casos de reencarnacao por ela estudados, dentre os mais de 3.000 por ela estudados em 40 anos. Trabalhou em colaboracao do Ian Stevenson. Para ela, a reencarnacao não é um conceito abstrato ou uma filosofia, mas sim um fenomeno natural. Mantem um blog sobre vidas passadas, onde publica os ultimos casos e seus pensamentos, sendo o maior e mais antigo foro de discussao na internet sobre o assunto. Para saber mais, veja

O CONGRESSO – IMPRESSÕES INICIAIS E PRELIMINARES



NOTA PRELIMINAR IMPORTANTE!
Os fatos e conceitos que passamos a relatar, representam a forma como os vimos e interpretamos. Portanto, sujeitos às falhas decorrentes de nossas limitações, às quais pedimos a compreensão e a paciência de todos quantos nos derem a honra do acesso a esta página.
Outro aspecto que queremos destacar, é que nao estaremos fazendo um relatório completo do Congresso, mas sim, destacando aspectos que nos parecem interessantes e relatando conferencias ou trechos delas, cujo teor nos pareça de interesse. Ou seja, serão flashs do Congresso e não os anais do mesmo.

INPRESSÕES INICIAIS
A estrutura do local, impecável: Espaços amplos, ambientes climatizados, recep-ção e credenciamento perfeitos. Tudo maravilhoso. Todavia, alguns aspectos nos chamam a atenção, pela diferença em relação a eventos do gênero feitos no Brasil. Primeiro que, embora muito bem recepcionados, com tudo bem organizado, não se percebe a amabilidade e o calor humano que sentimos no Brasil, dando mais a impressão de uma postura profissional do que fraterna.
Por exemplo, o salão de conferências, bastante amplo, não tinha nenhuma decoração. Somente um banner do evento no alto do palco, as bandeiras dos países participantes e nada mais. No Brasil, teríamos o palco e a mesa principal adornados com arranjos florais, teríamos decoração apropriada, faixas e banners com mensagens inspiracionais e coisas do genero, tudo de formas a criar uma ambientação apropriada ao evento.
Outro fato a se dar destaque é o numero de participantes. Num cálculo que fize-mos, calculamos que não temos mais do que uns 1.200 ou 1300 participantes. Aí se incluindo uma forte participação de brasileiros, divididos entre os que vieram do Brasil especialmente para o evento e os que moram na Europa e para cá acorreram. Encontramos vários que mo-ram na própria Espanha, outros na Alemanha, Austria, Itália, etc. Fizemos também bons e agradáveis contatos com portugueses.
Isso tudo para dizer que a Doutrina Espírita, embora aqui na Europa tenha tido seu berço, é aqui bastante incipiente. O próprio nível das conferencias, que passaremos a comentar em detalhes adiante, denota isso: a tônica dos conferencistas é muito forte ainda nos aspectos fenomênicos , como que sentindo a necessidade de gerar o convencimento dos participantes quanto aos pontos fundamentais da Doutrina, como a comunicabilidade com os mundo espiritual e a reencarnação.

A CHEGADA – PERIPÉCIAS E CONTRATEMPOS

Depois de uma noite a bordo de um Airbus A330 da Air China, com o usual pouco espaço entre assentos, com encosto quase não reclinando e todo esse tipo de “conforto” que nos proporcionam as cias. Aéreas, Chegamos a Madri às 9:00 horas doa dia 8 de outubro. Ah! A comida do avião era de boa qualidade, cozinha brasileira.
Conforme o combinado, às 10 h em ponto, o pessoal da locadora de motorhomes em Madri veio nos apanhar no aeroporto para irmos até seu estabelecimento retirar o veículo. De lá saímos por volta do meio dia, indo diretamente para um Carrefour a fim de abastecer a despensa.
Aproveitamos também para ir ao uma revenda da Movistar, operadora de celular e internet 3G, para comprar um modem e termos internet de forma independente, já que trouxemos um notebook. E aqui começa um capitulo todo especial de nossa aventura no Velho Mundo. Primeiro, incríveis dificuldades burocráticas para se conseguir fazer a aquisição, o que finalmente se efetivou. E aí começou o que, me acreditem, é verdade: para instalar o modem da Movistar, a fim de que eu pudesse acessar a internet, pasmem, eu teria que estar conectado à internet. Pode? Bem, então fomos a alguns Shoppings que tenha Wi-Fi (isso já em Valencia, no sábado): nada funcionando, era feriado na cidade. Lan-house: não me permitiram conectar o notebook à internet. Resultado: estou escrevendo estas linhas agora, domingo, 10 de outubro, às 23:30 horas e ainda não temos conexão com a internet. Sim, por que, pasmem de novo: o Centro de Convenções onde ocorre o 6º Congresso, com instalações de primeiro mundo, fantástico, maravilhoso e etc., não possui internet. Coisas do Velho Mundo.
Mas isso não foi o pior: ontem, 9 de outubro, à noite, enquanto estávamos em Shopping (mais um) tentando conexão à internet, arrobaram nosso motorhome, quebrando uma janela e nos roubando vários objetos, do tipo GPS, carregador, máquina fotográfica (por isso nao tem foto nesta postagem), etc. Coisas de Terceiro Mundo, que também acontecem no Primeiro. Já choramos todas as pitangas a que tínhamos direito e já estamos recompostos.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PROGRAMAÇÃO

Dia 10 de Outubro de 2010:

09h00 – 11h30: Formalização e retirada de credenciais. Foro Centro de Valencia

11h30-13h30: Inauguração e Abertura.

Conferência: Somos Espíritos Imortais. Divaldo Pereira Franco

13h30-15h30: Intervalo

15h30-16h15: O que é Deus? Charles Kempf

16h15-17h00: Comprovações da Existência e da Imortalidade do Espírito. Juan Miguel Fernández

17h00-17h30: Intervalo

17h30-18h15: Evidências Cientificas da Reencarnação. Carol Bowman

18h15-19h00: A Construção da Paz à luz da Imortalidade do Espírito. Jorge Berrio

19h00-20h30: Exibição do Filme: Nosso Lar

Dia 11 de Outubro de 2010:

09h30-10h15: Médiuns e Mediunidade. Sergio Felipe de Oliveira

10h15-11h00: Lei de Causa e Efeito, Segundo o Espiritismo. Alfredo Tabueña

11h00 – 11h45: Espiritismo: Fonte de Esclarecimento e Consolo Espiritual. Fabio Villarraga

11h45-12h15: Intervalo

12h15-13h00: A Caridade na Visão Espírita. Maria de La Gracia Ender

13h00 – 13h45: Allan Kardec – Fundamentos da Filosofia Espírita. Vanessa Anseloni

13h45-15h30: Intervalo

15h30-16h15: As Leis Morais. Jean Paul Evrard

Centenário de Chico Xavier

16h15-17h00: Contribuições de sua Obra Psicográfica. Exemplo de vida. Marlene Nobre

17h00-17h15: Intervalo

17h15-18h30: Contribuições de sua Obra Psicográfica. Impacto da obra no mundo. Cesar Perri

Dia 12 de Outubro de 2010:

10h00-10h45: Educação do Espírito. Carlos R. Campetti

10h45-11h30: Ecologia e Espiritismo. Edwin Bravo

11h30-12h00: Intervalo

12h00-14h00: Cerimônia de Clausura. Palestra: Uma Nova Era para a Humanidade. José Raul Teixeira

O EVENTO

Espíritas de todo mundo reúnem-se na Espanha para a celebração do 6º Congresso Espírita Mundial.
Centenas de pessoas provindas dos cinco continentes participarão entre 10 a 12 de outubro do 6º Congresso Espírita Mundial organizado pelo conselho Espírita Internacional e coordenado pela Federação Espírita Espanhola sob o tema: “Somos Espíritos Imortais”. Ao longo desses três dias se pronunciarão destacadas personalidades com domínio da cultura, da arte, da medicina, da ciência, da filosofia e da sociedade, que por sua vez são espíritas, oferecendo uma visão de esperança e felicidade para o futuro do ser humano, revelando nossa verdadeira natureza, a espiritual.

Estes congressos vêm sendo realizados a cada três anos e alternadamente nos continentes europeu e americano. Outros países que realizaram anteriormente este tipo de evento foram: Brasil, Portugal, Guatemala, França, Colômbia e o próximo será a Espanha.

O primeiro Congresso Espírita Internacional ocorreu de 8 a 13 de setembro de 1888 na cidade de Barcelona, na Espanha, e foi o ultimo antes da guerra civil em 1934. Nos anos seguintes, com a privação de liberdade, devido às ditaduras, o movimento espírita foi proibido e perseguido. Uma vez instaurada a democracia na Espanha ressurgiu, com a criação da Federação Espírita Espanhola e do Conselho Espírita Internacional, no ano de 1992 um novo Congresso Espírita Internacional na capital espanhola.

A importância dessa doutrina científico-filosófica de conseqüências morais na Espanha foi tamanha que a primeira legislação das Cortes Constituintes da República Espanhola, em 1873, apresentou uma proposta de lei para que o espiritismo fosse incluído como uma matéria a mais do ensino público. Porém, o deputado Jose Navarrete, não teve oportunidade de defender a proposta devido a um golpe de estado feito pelo exército.

A participação neste 6º Congresso Espírita Mundial não se restringe unicamente às pessoas e sociedades espíritas, dado ao caráter universal do espiritismo. Podem participar todas as pessoas que estejam interessadas em conhecê-lo.



Congressos Mundiais Anteriores:

1° Congresso Espírita Mundial – Brasilia 1995

1 a 5 de outubro de 1995, Brasília (DF) – Brasil

2º Congresso Espírita Mundial – Lisboa 1998

30 de setembro a 3 de outubro de 1998, Lisboa – Portugal

3º Congresso Espírita Mundial – Ciudad de Guatemala 2001

1 a 4 de outubro de 2001, Ciudad de Guatemala – Guatemala

4º Congresso Espírita Mundial – Paris 2004

2 a 5 de outubro de 2004, Paris – França

5º Congresso Espírita Mundial –Cartagena 2007

10 a 13 de outubro de 2007, Cartagena – Colombia

SONHO ANTIGO



Há mais de ano que sonhávamos com a possibilidade de ir ao 6o. Congresso Espirita Mundial, em Valencia, Espanha.
Assim, no dia 11 de novembro de 2009, efetivamos nossa inscrição ao evento, tendo nossas inscricoes recebido os números 109 e 110.
Desde entao que estamos cuidando dos preparativos. Uma das primeiras providencias, foi identificar uma locadora séria e alugar um motorhome para nos locomovermos e morar durante nossa estada em terras européias: é muito mais confortável, prazeiroso e, principalmente, mais barato do que ficar andando de trem ou alugando carro, se hospedando em hoteis ou pousadas e fazendo refeicoes em restaurantes, que lá sao muito caros.