segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O CONGRESSO – IMPRESSÕES INICIAIS E PRELIMINARES



NOTA PRELIMINAR IMPORTANTE!
Os fatos e conceitos que passamos a relatar, representam a forma como os vimos e interpretamos. Portanto, sujeitos às falhas decorrentes de nossas limitações, às quais pedimos a compreensão e a paciência de todos quantos nos derem a honra do acesso a esta página.
Outro aspecto que queremos destacar, é que nao estaremos fazendo um relatório completo do Congresso, mas sim, destacando aspectos que nos parecem interessantes e relatando conferencias ou trechos delas, cujo teor nos pareça de interesse. Ou seja, serão flashs do Congresso e não os anais do mesmo.

INPRESSÕES INICIAIS
A estrutura do local, impecável: Espaços amplos, ambientes climatizados, recep-ção e credenciamento perfeitos. Tudo maravilhoso. Todavia, alguns aspectos nos chamam a atenção, pela diferença em relação a eventos do gênero feitos no Brasil. Primeiro que, embora muito bem recepcionados, com tudo bem organizado, não se percebe a amabilidade e o calor humano que sentimos no Brasil, dando mais a impressão de uma postura profissional do que fraterna.
Por exemplo, o salão de conferências, bastante amplo, não tinha nenhuma decoração. Somente um banner do evento no alto do palco, as bandeiras dos países participantes e nada mais. No Brasil, teríamos o palco e a mesa principal adornados com arranjos florais, teríamos decoração apropriada, faixas e banners com mensagens inspiracionais e coisas do genero, tudo de formas a criar uma ambientação apropriada ao evento.
Outro fato a se dar destaque é o numero de participantes. Num cálculo que fize-mos, calculamos que não temos mais do que uns 1.200 ou 1300 participantes. Aí se incluindo uma forte participação de brasileiros, divididos entre os que vieram do Brasil especialmente para o evento e os que moram na Europa e para cá acorreram. Encontramos vários que mo-ram na própria Espanha, outros na Alemanha, Austria, Itália, etc. Fizemos também bons e agradáveis contatos com portugueses.
Isso tudo para dizer que a Doutrina Espírita, embora aqui na Europa tenha tido seu berço, é aqui bastante incipiente. O próprio nível das conferencias, que passaremos a comentar em detalhes adiante, denota isso: a tônica dos conferencistas é muito forte ainda nos aspectos fenomênicos , como que sentindo a necessidade de gerar o convencimento dos participantes quanto aos pontos fundamentais da Doutrina, como a comunicabilidade com os mundo espiritual e a reencarnação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário