segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ABERTURA E CONFERENCIAS DO 1o. DIA



CERIMONIA DE ABERTURA
O evento iniciou-se com a apresentacao de uma Orquestra de Câmara de Valencia, que executou obras de Chopin e de Bach, excelentemente escolhidas de modos a propiciar um ambiente de paz e enlevacao a todo o público presente.
Chamou-nos a atenção o fato de nao ter havido execução de hinos e, pasmem, nem oração de abertura.
A composicao da mesa principal teve como autoridades principais o Presidente da Federacao Espirita Esponhola, Salvador Martín e o Secretário Geral do CEI - Conselho Espirita Internacional, Nestor Mazotti, que é tambem o Presidente da FEB. O primeiro a fazer uso da palavra foi Salvador Martín, que falou sobre o surgimento do Espiritismo na Espanha no século XIX, dando ênfase ao famoso episódio dos Autos de Barcelona, que nos dao conta de que às 10 horas do dia 9 de outubro de 1861, por ordem do Arcebispo Católico local, foram queimadas mais de 300 obras espíritas em praça pública. "Queimaram-se livros e suprimiram-se libcerdades, mas não se queimam e nem se suprimem idéias", afirmou Salvador.
Nestor Mazotti, ao proclamar a abertura do evento, afirmou que "somos Espíritos imortais em constante evolução, com o objetivo de construir um mundo melhor assentados na Lei da Evolução". Prestou, tambem, homenagem a Rafael Molina, o primeiro Secretário Geral do CEI, nos anos 1990.

DIVALDO PEREIRA FRANCO - CONFERENCIA DE ABERTURA: SOMOS ESPIRITOS IMORTAIS
O mestre de cerimonias, ao apresentar Divaldo, além de explicitar sua conhecida e vasta biografia, declamou emocionante poema de enaltecimento à vida e obra do grande médium, considerado o maior divulgador do Espiritismo em todo mundo.
Divaldo falou em bom e fluente espanhol, fazendo uma resenha histórica sobre os registros da imortalidade, desde o homem das cavernas, passando por Akhenaton, Abraão, Moisés, Zoroastro, Sócrates, Platão, Jesus, Paulo de Tarso, Constantino, Francisco de Assis, Joana D'Arc e Allan Kardec.
Numa síntese do que ele falou, podemos mencionar a frase: "a morte nada mais é um passaporte para a vida"

QUE É DEUS? - CHARLES KEMPF
O conferencista é frances, engenheiro, conheceu o Espiritismo no Brasil, fundador do Centro de Estudos Espiritas Leon Denis, na França. É membro do CEI e coordenador para a Europa do mesmo CEI e colabora no projeto de uma Enciclopédia Espirita.
Abordou as provas da existencia de Deus, bem como sua definicao e atributos, tomando por base o Livro dos Espiritos.

COMPROVACOES DA EXISTENCIA E IMORTALIDADE DO ESPIRITO - JUAN MIGUEL FERNANDEZ MUÑOZ
Madrilenho, sócio fundador e atual presidente da Associacao de Estudos Espiritas de Madri.
Elencou vários autores não Espiritas que afirmam em suas obras a imortalidade do Espirito, destacando Raymond Moody, Brian Weiss e outros. Fez tambem menção de varios médiuns de efeitos físicos, como Peixotinho e Chico Xavier.

EVIDENCIAS CIENTIFICAS DA REENCARNACAO - CAROL BOWMAN
Americana, terapêuta infantil, escritora e estudiosa de reencarnação. Não é Espirita. Ou seja, falou na condicao de cientista. Falou sobre vários casos de reencarnacao por ela estudados, dentre os mais de 3.000 por ela estudados em 40 anos. Trabalhou em colaboracao do Ian Stevenson. Para ela, a reencarnacao não é um conceito abstrato ou uma filosofia, mas sim um fenomeno natural. Mantem um blog sobre vidas passadas, onde publica os ultimos casos e seus pensamentos, sendo o maior e mais antigo foro de discussao na internet sobre o assunto. Para saber mais, veja

3 comentários:

  1. Oi amigos,no domingo postei dois comentários mas não aparecem aqui, acho que não fiz direito e vocês nem receberam. De qualquer forma quero dizer que acompanho as peripécias em terras européias e gostei muito dos comentários feitos sobre o Congresso, também penso assim sobre diversos assuntos.
    Sucesso, felicidades, a saudade já tá pegandoooo!!
    Beijos da Marley.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Marley me mandou o link e também estou de olho, aqui de Florianópolis. Força e paz.

    ResponderExcluir
  3. Amilcar, querido amigo, que prazer te ver aqui!
    A saudade das nossa conversas é grande, sempre aprendi muito com teu conhecimento da Doutrina.
    Os comentários do casal sobre as Exposições são muito interessantes, não é mesmo?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir